A Inteligência Artificial já é o porta-estandarte da revolução digital
DIGITAL
Inteligência artificial empresarial movimentará 6.141 milhões de dólares em 2022
No início do século 20, o advento dos automóveis e dos semáforos popularizou a automação no nível das ruas como a conhecemos hoje. Desde aquele momento, o número de máquinas e processos automáticos em nossas vidas aumentou exponencialmente: caixas eletrônicos, termostato, máquinas de lavar, foco de câmera, portas, lava-carros, etc. Todos eles despertaram no dia um medo inicial que deu lugar a um sentimento de rotina, por isso a automação está tão integrada em nossas vidas que nem a valorizamos.
A Inteligência Artificial é um dos paradigmas mais promissores da era digital. Analistas especialistas garantem que o motor que atuará como catalisador para a decolagem da Inteligência Artificial , além do grande crescimento da China, será a tecnologia de processamento de linguagem natural, a mesma que é usada para analisar textos ou a fala de seres humanos gerando Respostas automatizadas baseadas em grandes quantidades de dados gerados com cada um dos processos.

10 fatos que demonstram a explosão da inteligência artificial *
- Aprendizado profundo e de máquina e processamento de linguagem natural são as três habilidades mais solicitadas no mercado de trabalho. A Monster.com realizou um estudo que concluiu que o salário médio é de US $ 127.000 para esses profissionais de Inteligência Artificial nos Estados Unidos.
- De acordo com a Crunchbase, VentureSource e Sand Hill Econometrics, os investidores de capital de risco aumentaram seu investimento anual em startups de IA nos Estados Unidos em seis vezes desde 2000.
- A receita global de IA para aplicativos de negócios deve crescer de US $ 1,62 bilhão em 2018 para US $ 31,2 bilhões em 2025, um aumento de 52,6%.
- 87% dos usuários atuais de IA disseram que estavam usando ou considerando o uso dessas tecnologias para previsão de vendas e para melhorar o marketing por e- mail.
- 84% das empresas acreditam que investir em Inteligência Artificial vai gerar maiores vantagens competitivas, abrindo novos negócios e reduzindo custos.
- O número de trabalhos acadêmicos e estudos em Inteligência Artificial se multiplicou por nove desde 1996. A base de dados Scopus contém mais de 200.000 artigos na área de ciência da computação que foram indexados com a palavra-chave "Inteligência Artificial".
- O número de partidas de IA aumentou 14 vezes desde 2000.
- As taxas de erro para rotulagem automática de imagens diminuíram de 28,5% para menos de 2,5% desde 2010. Em outras palavras, a Inteligência Artificial já é capaz de reconhecer objetos em imagens com mais precisão do que humanos.
- O número de robôs não para de crescer. Os gastos com robótica devem alcançar um faturamento de US $ 230,7 bilhões em 2021.
- A proporção de empregos que exigem habilidades de Inteligência Artificial se multiplicou por 4,5 desde 2013.

O Gartner prevê que até 2020 o uso de inteligência artificial será tão difundido que se infiltrará nas principais prioridades de investimento de mais de 30% dos gerentes de TI corporativos.
Como já sabemos, essa tecnologia que permite às máquinas resolver problemas complexos, reconhecer imagens e entender a linguagem graças a ferramentas como Aprendizado de Máquina e redes neurais artificiais, já conquistou setores como financeiro, engenharia, automotivo e atendimento. ou remédio.
Um dos países que mais contribui para a expansão desse tipo de tecnologia é a China . O gigante asiático quer que a inteligência artificial se torne o principal motor de sua indústria em 2025 , de acordo com o relatório ' Next Generation Artificial Intelligence Development Plan '.
Especificamente, a tecnologia de Inteligência Artificial baseada no reconhecimento facial é cada vez mais abundante na China : Ant Financial , o serviço de pagamento online aliado ao gigante Alibaba , a locadora de veículos Didi Chuxing e o mecanismo de busca Baidu já tem essa tecnologia. A grande vantagem do gigante asiático nessa questão se deve, em parte, às suas políticas frouxas de proteção de dados.
Os campos conquistados pela IA crescem em número e variedade:
- Assistentes como Alexa ( Amazon ), Siri ( Apple ), Cortana ( Microsoft ) e Google Assistant dão suporte à sua operação na tecnologia de reconhecimento de voz, um dos campos da Inteligência Artificial que mais experimentou nos últimos anos. Não existe gigante da tecnologia da comunicação que não tenha um departamento dedicado ao desenvolvimento desses sistemas que atendem diariamente às ligações de usuários em centenas de idiomas.
- O PayPal , conhecida firma de pagamentos online , por meio de algoritmos evita a lavagem de dinheiro nas contas virtuais de seus usuários.
- Agentes digitais desenvolvidos pela empresa de segurança cibernética Deep Instinct rastreiam telefones celulares e computadores em busca de vírus e malware .
- A Amazon implanta ferramentas baseadas em Machine Learning para gerenciar o estoque da plataforma de e-commerce, adaptando-o à demanda do cliente e melhorando o sistema de recomendação de novos produtos. Algoritmos muito semelhantes aos usados pela Netflix .
Inovações no Setor Bancário, Varejista e Saúde graças à Inteligência Artificial
Bancário
44% dos usuários preferem assistentes de voz aos serviços da web clássicos no setor financeiro.
De acordo com diversos estudos realizados nos Estados Unidos e na Europa, 25% dos usuários preferem os assistentes de voz a utilizar serviços web típicos. Esses dados aumentam se falarmos do setor financeiro, aumentando até 44%. O Evo Banco foi o primeiro banco na Europa a lançar um sistema de Inteligência Artificial que oferece um serviço completo de voz. O usuário pode realizar qualquer tipo de consulta, definir metas de economia, realizar transações e até assessoria financeira graças à Inteligência Artificial aplicada ao setor bancário.
Uma sinergia está sendo experimentada entre startups do setor de fintech , Inteligência Artificial e bancos tradicionais. Seria um grande equívoco uns canibalizarem os outros, visto que as startups têm agilidade, capacidade de exploração e pivô e menos restrições, enquanto os bancos têm força, infraestrutura, carteira de clientes e capacidade de implantação para complementar a perfeição alinhando seus objetivos.
Retalho
O gasto estimado em Inteligência Artificial no setor de varejo é de US $ 7,3 bilhões em 2022.
O custo das soluções de Inteligência Artificial está caindo devido ao amadurecimento do mercado, que está permitindo que cada vez mais varejistas utilizem essa tecnologia para prever a demanda, conhecer melhor seus clientes e realizar melhores campanhas de marketing.
Estima-se que neste ano de 2018, as empresas em todo o mundo vão investir uma quantia não desprezível de 2.000 milhões de dólares, embora esse número só vá disparar para cerca de 7.300 milhões de dólares em 2022.
O investimento se concentrará em áreas como atendimento ao cliente e análise de sentimento, para entender como os clientes reagem a determinados produtos ou serviços, bem como para criar novas ofertas e gamas de produtos.
Saúde
A Inteligência Artificial já diagnostica doenças tanto quanto médicos.
Kang Zhang, diretor do Instituto de Medicina Genômica da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA), fez esta declaração em uma entrevista a Big Vang: "A inteligência artificial tem um enorme potencial para revolucionar o diagnóstico. de doenças e seu tratamento, por poder realizar instantaneamente análises e classificações que envolvem uma grande quantidade de dados muito difíceis ou impossíveis de serem manuseados pelo ser humano ".

Graças ao Big Data e ao Machine Learning , foi configurada uma ferramenta capaz de diagnosticar pneumonias, distinguindo infecções pulmonares causadas por bactérias ou vírus. Da mesma forma, podem ser identificadas duas doenças retinianas graves que podem levar à cegueira. O algoritmo utilizado não só faz o diagnóstico, mas também avalia sua gravidade e recomenda o tratamento mais adequado.
A Inteligência Artificial apresenta-se como fator decisivo e vital, pois auxilia os médicos a fazerem um diagnóstico no momento. Hoje, mesmo em países que têm todos os recursos médicos necessários como os Estados Unidos, os diagnósticos são muito lentos e pode levar muitos meses desde quando você vai ao médico pela primeira vez até que o especialista certo forneça o tratamento certo e o tempo, na maioria dos casos, é decisivo. Isso é acentuado em áreas rurais ou países em desenvolvimento como Índia, China ou África, onde poderão melhorar a assistência à saúde e reduzir custos.
Na verdade, outro dos sucessos alcançados pela Inteligência Artificial em biomedicina foi realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que usa essa tecnologia para melhorar a detecção precoce do câncer de mama.
Zhu Long, cofundador da Yitu , uma empresa de Inteligência Artificial afirma:
"Em um futuro mais próximo do que pensamos, a Inteligência Artificial tornará desnecessário o estudo de línguas ou o aprendizado da direção. E os avanços que ela trará na saúde nos permitirão viver 120 anos. Podemos até copiar e transferir nossa memória ".
Medo de Inteligência Artificial?
Como Arthur Clarke disse na década de 1960: "Qualquer tecnologia suficientemente avançada não pode ser distinguida da magia."
Segundo pesquisadores especialistas em Inteligência Artificial , essa tecnologia está estagnada e eles não veem nenhum indício de que o problema será resolvido, mas qual é o problema?
A Inteligência Artificial , por enquanto, não pode ser comparada à inteligência humana por um motivo simples: sem bom senso.
Esses sistemas automatizados são "treinados por pessoas" para que, no futuro, esses seres inteligentes reproduzam nossos mesmos defeitos e comportamentos . Especialistas nesta área têm insistido na necessidade de estabelecer uma série de diretrizes e introduzir uma ética em Inteligência Artificial diante de temores bem fundamentados de que os robôs se rebelem no futuro. Mentes brilhantes como o falecido Stephen Hawking , gurus como Elon Musk ou grandes magnatas da tecnologia como Bill Gates há muito vêm alertando sobre os possíveis conflitos que podem surgir da Inteligência Artificial descontrolada .

O que é uma realidade, por mais medo ou respeito que possamos ter pela Inteligência Artificial, é que já existem algoritmos que dominam nossas vidas. No nosso dia a dia, recebemos milhões de impactos de algoritmos pensados para diversos fins que vêm dos gigantes tecnológicos.
Estamos falando de empresas como Facebook, Twitter, Netflix, Spotify, Amazon ou Google.
As notícias ou comentários que aparecem em nosso feed de notícias do Facebook, os comentários que vemos no Twitter ou o Trendic Topic do dia e do momento, as sugestões de filmes e séries que aparecem em nossa página Netflix, as músicas recomendadas ou listas de Spotify de acordo com nossos gostos, os produtos sugeridos pela Amazon, etc. Tudo isso não é por acaso, são algoritmos que, a partir do nosso comportamento ou do perfil do nosso cliente, nos mostram informações segmentadas para influenciar nossas decisões.
Mesmo o Google ousa dar um passo além, Fuencisla Clemares, CEO, afirma que graças aos algoritmos e à inteligência artificial eles erradicaram a diferença salarial entre homens e mulheres, estabelecendo por decreto virtual e automaticamente o que cada um deveria cobrar.